Em Aruba, praia significa muita diversão! Não há tempo para se ficar parado! Seja muito bem-vinda(o) à ilha mais divertida do Caribe: Aruba!
Esta ilha é uma das mais plana (quase não há montanhas ou colinas aqui) e das mais desertas do Caribe (não encontrarás muita fauna, vegetação ou floresta tropical como na Dominica ou Granada com exceção das árvores Divi-Divi e algumas palmeiras), no entanto é uma das melhores ilhas para receber turistas, já que Aruba têm uma costa de praia bastante extensa (ficando aí a conhecida área de Palm Beach) repleta de Resorts, hotéis, restaurantes, bares e fornece uma série de atividades aquáticas e subaquáticas para toda a família.
Se fores de férias em família ou com amigos à procura de aventura e diversão este é definitivamente a ilha ideal!
Aruba: Caraíbas versão holandesa
Enquanto as tribos nativas da Venezuela instalaram-se em Aruba logo em 1000 D.C., os europeus não descobriram a ilha até 1499, com as explorações de Amerigo Vespucci e Alonso de Ojeda. Depois de vários anos de domínio colonial, não foi até 1986 que Aruba tornou-se oficialmente independente, embora ainda continua a ser um protectorado holandês. Aruba é uma das 3 ilhas (Aruba, Bonaire, Curaçao) pertencentes ao Reino dos Países Baixos, no entanto na medida em que são países independentes não fazem parte da UE.
O Que Fazer, Comer, Comprar
O Que Fazer: Conhecida pelas suas praias deslumbrantes, Aruba impressiona com os seus tesouros tanto no mar como na terra. Na verdade, a maioria dos visitantes de Aruba vêm com um único propósito: as suas praias lendárias. Palm Beach, com a sua água turquesa e límpida, e a sua areia branca tem feito inúmeras aparições em revistas com artigos “melhores praias do mundo”. Mas se queres fazer mais do que apenas relaxar e “trabalhar para o bronze”, existe inúmeras opções de lazer como acima referi, podes alugar um barco e fazer snorkel ou ainda vela e pesca. Além de Palm Beach, a Turquoise Coast (nome da costa onde todas as praias se situam e que se encontra do lado Sudoeste da ilha) também é lar de praias mais calmas e menos movimentadas tal a Eagle Beach, fora da zona dos hotéis.
O Farol California: Enquanto as praias de Aruba são talvez a maior atração da ilha, existe vários pontos de interesse em terra. O farol Califórnia, que assim se chama em honra ao navio a vapor Califórnia, que afundou na costa de Aruba em 1891, é um dos legados que é bastante visitado. Desde o alto do farol (construído em 1910), podemos observar toda a ilha e fotografar paisagens maravilhosas. (Mais detalhes na parte II de Aruba).
Oranjestad: Capital e maior porto de Aruba, esta cidade oferece a melhor zona para compras e também é conhecida pela sua impressionante arquitetura Colonial holandesa.
O barco naufragado Antilla: O Antilla é um dos maiores naufrágios (120m de cumprimento) do Caribe e também uma das atrações mais populares de Aruba. O barco foi afundado durante a segunda guerra mundial e é lar de diversa vida marinha. Podes alugar um barco com equipamento de snorkel ou então mergulhar com botija para poderes entrar no barco e explora-lo de mais perto.
A Quinta das Borboletas: A Quinta das borboleta de Aruba abriga centenas de borboletas exóticas. Embora não a tenha visitado, é uma das principais atrações da ilha.
O que comer: Alguns da melhor e mais diversificada gastronomia no Caribe, a cozinha de Aruba é principalmente influenciada pela Holanda e outras partes da Europa, América do Sul e da gastronomia caribenha em si. Prove o pan bati (uma panqueca versão pão) ou o keshi yena (um medley cozido de carne com um molho picante, especiarias e queijo Gouda). Para os amantes de frutos do mar e peixe, prove o red snapper, mahi mahi e a garoupa.
O que Comprar: As melhores compras que se podem fazer em Aruba incluem o cristal fino, couro e vestuário. As lojas estão geralmente abertas da Segunda ao Sábado das 09:00 às 18:00.
Já estiveste em Aruba? Gostaste? O que recomendarias aos nossos leitores? Não te esqueças de me deixar um comentário! Irei lê-lo e responder com todo o gosto. Até breve!
Beijinhos, Melanie
Creditos
Autor: Melanie Martins
Fotografia: Diogo Novo
2 comments
Olá como está. A minha amiga espero que tudo te corra bem em todos os aspetos beijos
Obrigada por tudo caro José! Desejo-lhe um otimo Domingo! 🙂